Muito se fala – ou se imagina – sobre uma Amazônia intocada, longe de tudo e de todos. Mas, ao chegar em Novo Airão há mais de 15 anos, uma das coisas que mais nos tocou foi a força das suas comunidades. A imensidão da floresta, seus sons e cheiros: tudo isso é profundamente intenso, claro, mas como passar imune à história daquelas pessoas vivendo em pequenos povoados na beira do rio?
Quando decidimos construir um lodge imerso na floresta, portanto, tivemos a certeza de que nossa história seria construída junto destas pessoas. O Anavilhanas funcionaria como uma forma de concretizar seus potenciais. Uma oportunidade para que cada vez mais pessoas entrassem em contato com a riqueza da floresta e de seus moradores, exatamente como eles são. Hoje temos certeza de que não haveria Anavilhanas se não fossem estes personagens, com seus saberes, sua cultura e suas histórias: mais de 85% da nossa mão de obra é local, priorizamos os pequenos produtores, preservamos ensinamentos trazidos da natureza e por aí vai.
Desde o início, assumimos como missão valorizar e empoderar essas comunidades e iniciamos, assim, diversas iniciativas junto de povoados como o de Tiririca e o de Santo Antônio. Sempre com duas inquietações em mente: como fazer para que seus moradores tenham mais qualidade de vida sem mudar toda sua sabedoria e conexão com aquele lugar? Como proporcionar ferramentas para que se desenvolvam da maneira mais sustentável possível e possam seguir com autonomia?
Não existem respostas simples, nem tampouco prontas. É algo que construímos diariamente e em conjunto com os protagonistas desta história. Com escuta, cuidado, respeito.
E a criação do Instituto Anavilhanas, ocorrida em 2022, é sobre tudo isso: a formalização de um trabalho iniciado lá atrás, quando vimos a Amazônia nos transformar pela primeira vez. Vem do desejo antigo de valorizar e empoderar essas comunidades para que cheguem cada vez mais longe. Afinal, são eles os verdadeiros guardiões da floresta, lutando bravamente pela sua existência.
Nosso desejo com o Instituto Anavilhanas é organizar e dar voz a esse trabalho, inclusive para que mais pessoas possam contribuir e devolver para a Amazônia um pouquinho da experiência avassaladora que ela oferece.
Conheça nossas principais ações, que seguem frentes de atuação – educação, saúde, desenvolvimento local sustentável, meio ambiente e apoio à pesquisa na Amazônia –, todas com foco em valorizar e fortalecer o potencial das comunidades.